segunda-feira, 28 de setembro de 2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Obesidade

"Quem inventou a escada rolante? Degraus que se movem. E depois falam de loucura. Pessoas subindo e descendo escadas rolantes, elevadores, dirigindo carros, tendo portas de garagem que se abrem ao tocar de um botão. Depois elas vão para as academias queimar a gordura. Daqui a 4.000 anos não teremos mais pernas, nos arrastaremos sobre nossas bundas, ou talvez só rolemos como tumbleweeds. Cada espécie destrói a si mesma. O que matou os dinossauros foi que eles comeram tudo à sua volta e depois tiveram que comer uns aos outros e com isso só um restou e o filho da puta morreu de fome." (Charles Bukowski)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Doenças e a obesidade


  • Doenças e problemas causados, agravados, precipitados ou mais frequentes na obesidade:
  1. Hipertensão
  2. Aumento do LDL (colesterol ruim), diminuiçãi do HDL (colesterol bom), aumento de triglicerídeos
  3. Intolerância à glicose
  4. Diabetes mellitus tipo II
  5. Coronariopatia
  6. Sedentarismo
  7. Morte súbita
  8. Insuficiência cardíaca
  9. Tromboembolismo
  10. Hipoventilação, apnéia do sono
  11. Esteatose hepática
  12. Refluxo gastro-esofágico
  13. Artropatia degenerativa
  14. Dor crônica e impotência funcional por artropatia ou lesão músculo-ligamentar
  15. Maior risco de câncer de mama, reto, cólon, endométrio, próstata e vesícula
  16. Síndrome do ovário policístico
  17. Colelitíase (pedra na vesícula)
  18. Gota
  19. Infertilidade
  20. Amenorréia (parar de menstruar)
  21. Dismenorréia
  22. Redução da libido
  23. Impotência
  24. Varizes
  25. Dermatite
  26. Aumenta o risco cirúrgico

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Obesidade

O que é obesidade?
Aumento de peso que corresponde a uma IMC (índice de massa corporal - calculada dividindo o peso pela altura ao quadrado) igual ou maior que 30! [IMC>30]

A obesidade é atualmente um dos mais graves problemas de saúde pública por ser relacionada à hiperlipidemia, hipertensão, hiperinsulinemia e diabetes mellitus que são importantes fatores de risco para a doença cardiovascular e de uma série de outras doenças e problemas de saúde.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Quarteto mortal

Atenção aos fatores de risco para doenças cardiovasculares!

Conhecida como síndrome X ou quarteto mortal:
  1. hipertensão
  2. hipertrigliceridemia
  3. hiperinsulinismo
  4. obesidade central

Vamos cuidar da saúde!

E da qualidade de vida!!!!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Higienização dos alimentos

Todos nós sabemos a importância de consumirmos frutas, verduras e legumes.
Mas será que sabemos como higienizá-los bem?
Seguem as dicas (Lima, C.R. Quem está na minha cozinha? Ed. Varela, 2006):
a) Em um local limpo lave bem as frutas e os vegetais (em água corrente - atenção para a qualidade da água que chega à sua casa...) um a um retirando sujeiras e eliminando as partes estragadas;
b) Coloque todos estes produtos em uma bacia limpa com uma solução que contenha cloro de concentração entre 100 e 200 ppm (pode ser 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% para 1 litro de água) por 15 minutos.

ATENÇÃO!
Vinagre não mata microorganismos porém você pode utilizá-lo após o item (b) pois o produto melhora a liberação dos mesmos.
Bicarbonato não pode ser utilizado com esta finalidade pois não higieniza e ainda destrói vitaminas.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Hipertensão arterial


  • Como tratar a hipertensão?
Em primeiro lugar, deve ficar claro para o paciente hipertenso que o tratamento da hipertensão é para toda a vida.
É importante aferir/medir a pressão regularmente.
O tratamento inclui uso de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida.

  1. Manter/atingir o peso ideal: com reeducação alimentar (e não dietas malucas!) e atividade física regular.
  2. Consumir dieta mais saudável: aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais; reduzir o consumo de gorduras (preferir as polinsaturadas ou monoinsaturadas) e de açúcar.
  3. Reduzir a ingesta de sal.
  4. Parar de fumar.
  5. Evitar drogas/medicamentos que induzam a hipertensão.
  6. Fazer atividade física regular: plano mínimo de 30 minutos por 4 vezes na semana, fazendo uma atividade que o deixe ligeiramente cansado durate todo seu curso.
  7. Parar/diminuir a ingesta alcóolica.
Acima estão importantes alterações no hábito de vida que refletem apenas em benefício para todos nós! O tratamento farmacológico deve ser instituido pelo seu médico. Não deixe de procurar um médico e fazer conrole da sua pressão!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Hipertensão arterial


  • Quando suspeitar?
A maioria das pessoas desconhece seu estado de portador de HAS (hipertensão arterial sistêmica/pressão alta).
Além disso, em geral é assintomática! Por isso é importante aferir a pressão regularmente.

Sintomas que podem nos dar pistas são: cefaléia (dor de cabeça), epistaxe (sangramento pelo nariz), zumbidos, alterações visuais e palpitações.

Indivíduos mais propensos a desenvolver a hipertensão: idade acima de 55, história familiar positiva, obesidade, cintura > 98 nos homens e > 85 nas mulheres, negros, sedentários e estressados.
Precisam ainda de mais atenção indivíduos com outros fatores de risco cardiovascular: dislipidemias (níveis anormais de lipídeos no sangue - colesterol e triglicerídeos), diabetes mellitus, tabagismo, sedentarismo e obesidade.

É importante investigar na família casos de: hipertensão, coronariopatias e AVC precoce (abaixo de 55 anos em homens e abaixo de 60 em mulheres), diabetes mellitus, dislipidemias, obesidade, nefropatias crônicas (doença no rim), diálise, tranplantes renais, rim policístico, doenças endócrinas múltiplas tipo II e hiperaldosteronismo familiar supressível com dexametasona.

É importante informar ao médico: episódio de hipertensão prévio (mesmo em situação restrita/única), hipertensão na gestação, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, redução da tolerância aos esforços, noctúria (acordar para fazer xixi a noite), tosse noturna, edema dos pés (inchaço), angina, dor precordial aos exercícios (dor no peito), palpitação.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Hipertensão arterial



E para comemorar o sucesso do blog que foi até indicado pelo Ricardo Noblat (colunista do jornal O GLOBO)! U-au!
Vejam só:
"VALE A PENA ACESSAR
Dica de blog - Relâmpago Elétrico
A página do Relâmpago Elétrico é um blog sobre saúde e bem viver. Veja aqui
Indico diariamente sites, blogs e fotologs que valham a pena ser acessados.
Mandem sugestões para noblat@uol.com.br.
Agradeço"
É isso aí gente! A função do site é essa mesmo: divulgar informações importantes para o maior número de pessoas possível!
Agradeço a todos pelos acessos!!! E agradeço ao Ricardo Noblat pelo apoio!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

10 razões para você largar o cigarro agora


10 razões para você largar o cigarro agora

Envelhecimento cutâneo, doenças, dentes amarelos: não faltam motivos para deixar o fumo de lado

(Katia Deutner)

Nem o risco de criar mais rugas, deixar os cabelos mais opacos ou ficar doente faz com que muitas brasileiras abandonem o vício do cigarro. Bom, pelo menos este é o resultado de uma pesquisa recente feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que aponta que as mulheres têm mais dificuldades de largar o fumo do que os homens.

O estudo aponta que, além da dependência química, elas têm uma relação afetiva com o cigarro, que acaba sendo um remédio e um companheiro para tristezas e estresse. Mas o problema não acaba por aí: tanto o hábito de fumar quanto a interrupção do vício podem provocar a depressão – o que torna mais difícil ainda abandonar o cigarro.

Mas, com apoio, deixar de fumar é possível. Para ajudá-la a tomar essa decisão, listamos dez razões para largar o cigarro agora.

1. Risco de morte. Parece óbvio, mas quando quantificamos o estrago, entende-se a extensão do perigo: cerca de 10 mil de pessoas morrem por dia por causa do fumo, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ter uma ideia, é como se Portugal sumisse do mapa a cada ano. E esqueça aquele papo de “mas meu tio fumou a vida inteira e morreu de velho!”. “Algum parente seu fumou muito tempo e não teve nada? Sorte a dele. Ninguém é igual e a maioria pode sim ter complicações devido a fumaça do tabaco”, alerta o médico pneumologista Valfredo Budin.

2. Danos à saúde do seu filho. Fumantes passivos em ambientes fechados correm um risco de 30% a mais de contrair câncer de pulmão e têm 24% de chances a mais de ter infarto. Já os bebês são cinco vezes mais propensos a ter morte súbita sem causa aparente.

3. Câncer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), o cigarro está relacionado com os cânceres de boca, laringe, faringe, esôfago, pulmão, estômago, bexiga urinária, pâncreas, fígado, colo uterino, cólon, reto e até de mama. “O câncer de pulmão frequentemente é diagnosticado em um estágio avançado, proporcionando aos pacientes uma expectativa potencial de vida de oito a dez meses”, sentencia o médico oncologista Artur Katz.

4. Varizes nas pernas. “O cigarro enfraquece a parede da veia, propiciando a dilatação e a formação de varizes. Isso sem contar que aumenta a coagulação sanguínea, causando risco de trombose, sobretudo se associado ao uso de pílula anticoncepcional ou outro tipo de tratamento hormonal”, explica Eduardo Fávero, angiologista e cirurgião vascular.

5. Envelhecimento precoce. “Fumar faz com que a elasticidade da pele diminua, dando um aspecto mais envelhecido”, comenta a ginecologista Maria Cecília Erthal, diretora-médica do Centro de Fertilidade da Rede D’Or, no Rio de Janeiro. Isso sem contar que as unhas e os cabelos ficam quebradiços.

6. Complicações na gravidez. “Fumar durante a gestação aumenta o risco de aborto e parto prematuro, além disso, o recém-nascido de uma fumante fica mais irritadiço devido a crise de abstinência da nicotina que era absorvida através da placenta”, alerta a ginecologista.

7. Manchas nos dentes. “O efeito do alcatrão, da nicotina e de outros produtos tóxicos encontrados nos cigarros amarelam e causam manchas dentais. E não é só: quem fuma tem quatro vezes mais chances de contrair periodontite (doença que causa a destruição do osso que sustenta os dentes)”, diz Mario Kruczan, dentista especializado em periodontia e prótese dental. O cigarro está relacionado ainda com tártaros, mau hálito, alteração do paladar e até mesmo mudança no alinhamento dentário e perda dos dentes.

8. Doenças respiratórias e infecções pulmonares. O tabagismo é a principal causa de problemas cardiovasculares e respiratórios. “Em torno de 25% dos fumantes desenvolverá a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, em algum momento da vida. As lesões no tecido pulmonar causadas pelo cigarro são irreversíveis, mesmo que a pessoa tenha parado de fumar há muitos anos”, afirma o pneumologista José Jardim, professor da Faculdade de Medicina da Unifesp.

9. Infertilidade. Homens e mulheres que querem engravidar devem ficar longe do cigarro, que está associado à diminuição dos óvulos, à perda da função reprodutiva e à antecipação da menopausa. “Com relação aos homens, o fumo é responsável por uma relevante diminuição na contagem dos espermas, além de um aumento de espermas defeituosos”, afirma a ginecologista Silvana Chedid, especialista em Reprodução Humana.

10. Multa. Em muitas cidades brasileiras, fumar em local fechado dá prejuízo para o bolso. A multa é em dinheiro para o estabelecimento que permitir o cigarro e, em caso de reincidência, poderá ser interditado por até um mês. Em São Paulo, o primeiro flagrante custa R$ 792,50.

(Agradecimento pro meu pai que mandou o texto!)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Hipertensão arterial


A hipertensão arterial é causa ou fator de risco para:
  • insuficiência cardíaca esquerda
  • infarto agudo do miocárdio
  • acidente vascular cerebral
  • isquemia cerebral transitória
  • insuficiência renal crônica
  • aneurisma e dissecção de aorta
  • retinopatia hipertensiva
É agravada por:
  • diabetes mellitus
  • obesidade/sobrepeso
  • sedentarismo
  • tabagismo
  • ingestão de sal
  • antiinflamatórios
É mais preocupante ainda se associada a:
  • colesterol LDL elevado
  • colesterol HDL baixo
  • obesidade abdominal
  • hiperuricemia
  • alcoolismo ou abuso de drogas
  • idade avançada

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Hipertensão arterial sistêmica (pressão alta)


A hiptertensão arterial, conhecida popularmente por pressão alta, é definida pela persistência de níveis de pressão arterial acima de 135 mmHg (sistólica) e 85 mmHg (diastólica).

A hipertensão eleva em:
  • 4 vezes o risco de acidente vascular encefálico,
  • 6 vezes o risco de insuficiência cardíaca.
Em geral não apresenta sintomas mas desencadeia, insidiosamente, alterações vasculares em órgãos vitais (sobretudo no coração, cérebro, rins, olhos e vasos).

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A saúde de luto!


09.09.09 - Dia de luto pela saúde


Apesar das pressões sofridas pelos gestores da Secretaria de Saúde, os médicos da rede pública garantem que não serão intimidados e vão manter o Dia de Luto pela Saúde, movimento marcado para esta quarta-feira, para reivindicar melhores condições de trabalho e atendimento digno aos pacientes.

A orientação do Sindicato dos Médicos é de que neste dia, os médicos deverão manifestar sua indignação pelo caos da saúde pública usando uma tarja preta no braço, uma fita preta no jaleco ou mesmo uma camiseta preta para chamar atenção sobre as péssimas condições de trabalho, que vão desde a falta de médicos para atender a demanda até a ausência de reagentes para exames de sangue e filmes para revelar radiografias.

“Sem gestão e investimentos, o caos se instalou nos hospitais da rede publica do Distrito Federal. Todos conhecem a situação de abandono e sucateamento da rede pública, mas não podemos mais ficar calados”, explicou o presidente do SindMédico-DF, Gutenberg Fialho, que atribuiu a atual situação a falta de gestão da Secretaria de Saúde.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Estante virtual


Mais uma Dé-dica!
O site www.estantevirtual.com.br reúne uma enorme variedade de sebos de todo o Brasil!
São mais de 1.400 sebos e 20.000.000 livros!!!
Livros usados, raros e esgotados, técnicos e didáticos, literatura brasileira e estrangeira e muito mais!
Já consegui comprar muita coisa boa aí!
Fica a dica! ;)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fibras alimentares


As fibras alimentares não fornecem nutrientes para o organismo, entretanto são um elemento essencial na dieta.
As fibras da dieta estão associadas com benefícios importantes para a saúde. Pesquisas mostram que uma dieta rica em fibras pode melhorar sua saúde e aumentar seu tempo de vida.
As fibras podem melhorar seu hábito intestinal e conseqüentemente prevenir doenças do intestino. Existem evidências científicas de que uma dieta rica em fibras e pobre em gorduras pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, doenças do coração e diabetes do adulto.

Alimentos ricos em fibras podem, também, ser úteis no controle de peso, prevenindo e tratando a obesidade. As dietas com alto teor de fibras possuem baixa densidade calórica, induzem à menor ingestão de alimentos por exigirem maior tempo de mastigação e contribuem, graças ao seu volume, à sensação de saciedade mais rapidamente.
As fibras alimentares encontram-se principalmente nas paredes das células dos vegetais, e são divididas em solúveis, ou associadas com o conteúdo celular das plantas, e insolúveis, ou procedentes das estruturas da parede celular.

*Fibras solúveis

São fibras alimentares que podem se dissolver em água, e suas principais ações no organismo são:
1- auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol do sangue, por se ligarem em certa quantidade de colesterol no sistema digestivo, que é então, eliminado naturalmente do organismo através das fezes;
2- regular a absorção intestinal dos açúcares provenientes dos alimentos, tendo um papel importante na dieta de pessoas com diabetes.
As fibras solúveis formam um gel e desta forma exercem importante efeito sobre o esvaziamento gástrico, uma vez que permanecem mais tempo no estômago e dando maior saciedade. Exerce efeito importante sobre a velocidade de trânsito pelo intestino delgado e conseqüentemente ajuda no controle e prevenção da diarréia.

*Fibras insolúveis

São fibras alimentares que não se dissolvem na água. Sua principal ação no organismo é aumentar a massa fecal, agindo sobre a motilidade e sobre o tônus da musculatura do cólon (intestino grosso). Regulam o tempo de permanência e trânsito das fezes no organismo, pois elas seguram água para produzir fezes mais macias e com mais volume, ajudando o intestino a funcionar bem e protegendo-o, assim, do câncer de cólon, prevenindo a obstipação, hemorróidas, doença diverticular, as enfermidades cardiovasculares e a obesidade, entre outras. Elas dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo e as hortaliças.
Todas as pessoas precisam consumir alimentos ricos em fibras, diariamente, independente da idade. Quanto mais cedo criar-se o hábito de consumir alimentos ricos em fibras, maior será a probabilidade de se evitar problemas no futuro.

Recomenda-se para uma alimentação mais saudável a ingestão de fibras alimentares e uma redução no consumo de alimentos com alto teor de gordura.

Ao selecionar sua dieta diária, inclua verduras, legumes e frutas sempre que possível com casca, desde que estejam bem lavadas. Prefira comer frutas, em vez de beber sucos. A quantidade de fibras contida nos sucos é insignificante em comparação à existente nas frutas inteiras. Consuma, freqüentemente, alimentos ou cereais à base de grãos integrais ou de farelo. Não consuma toda a quantidade recomendada de fibra em uma única refeição. Para maior benefício, uma variedade de alimentos ricos em fibras devem ser consumidos durante o dia. A quantidade de fibra difere de um alimento para outro. A concentração mais alta de fibras é encontrada em farelos. Uma boa maneira de aumentar o consumo de fibras é utilizar mais produtos integrais, que conservam o farelo dos cereais. A regra geral é incluir duas colheres de farelo de trigo por dia; duas a três porções de grão integral, de verdura, de legume e fruta por dia. É imprescindível a ingestão de 4 copos de água no período da manhã e 4 copos no período da tarde e noite, evitando-os durante as refeições.

Quanto maior for a ingestão de fibras, maior deverá ser o consumo de líquidos, caso contrário as fibras podem produzir um efeito diferente do esperado, ou seja, provocar obstipação. Se a dieta é pobre em fibras e aumentou o consumo de fibras muito rapidamente e em grandes quantidades, poderá ter flatulência (gases), cólicas e diarréia. Para evitar estes desconfortos, o aumento de fibras na dieta deve ser paulatino, pois requer uma certa adaptação intestinal.

*Principais Fontes de Fibras*

Fibras Soluveis

  • Leguminosas: feijão, lentilha, soja, ervilha, grão de bico
  • Sementes
  • Cereais e seus farelos: aveia, cevada, arroz
  • Frutas: polpa de maçã e pêra, laranja, banana
  • Legumes

Fibras Insoluveis

  • Farelos de cereais: trigo, milho
  • Grãos integrais: pão, bolacha e torrada integrais e cereais
  • Nozes, amêndoas, amendoim
  • Frutas: principalmente quando ingeridas com a casca
  • Verduras folhosas

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Décimo segundo passo: seja proativo


Último e talvez o mais importante passo para uma Vida Saudável é assumir a responsabilidade por sua saúde, praticando as orientações anteriores e vencendo um dos principais obstáculos: o medo.

Por temor muitas pessoas convivem com sintomas por períodos prolongados, desperdiçando assim, a oportunidade de enfrentar a doença em seu estágio inicial. Ao buscar assistência tardiamente podem ter comprometidas as chances de cura e de manutenção da qualidade de vida.

Assim como informação, tempo é fator primordial na luta contra o câncer. Seja proativo.


http://cettro.com.br/

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Décimo primeiro passo: faça o proventivo para o câncer de boca


Nos últimos anos, os programas de controle do câncer passaram a dispensar especial atenção à prevenção e à detecção precoce do câncer bucal, que acomete a porção da garganta para frente, ou seja, toda a parte visível da boca até os lábios. A doença atinge, especialmente, homens e mulheres acima de 40 anos. O principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

  • Prevenção

Entre os fatores de risco, destacam-se o tabagismo - tanto o hábito de fumar quanto o de mascar tabaco - e o consumo de bebidas alcoólicas. Outros fatores são a má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. Não fumar e beber com moderação são as principais medidas preventivas. Além disso, orienta-se a utilização de protetor solar labial.

  • Detecção Precoce

Visitas anuais ao dentista ou a outro profissional de saúde habilitado para examinar a cavidade oral são recomendadas, especialmente aos fumantes. Identificar precocemente lesões pré-malignas ou malignas amplia consideravelmente as chances de cura.

http://www.cettro.com.br/

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Décimo passo: faça o preventivo para câncer do intestino


Esse tipo de câncer abrange tumores que atingem o cólon (intestino grosso) e o reto. Seu desenvolvimento ocorre por meio de pólipos – lesões benignas que crescem na parede do intestino e que podem se transformar em câncer com o passar do tempo.

Homens e mulheres são igualmente afetados pela doença, considerada tratável e curável quando localizada no intestino, sem que tenha se expandido para outros órgãos. A maior incidência ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos, mas as possibilidades de desenvolvimento já aumentam a partir dos 40 anos.

  • Fatores de Risco para o Câncer de Intestino

» Alimentação Inadequada - A adoção de uma dieta rica em gorduras - principalmente as de origem animal, com muitas calorias, poucas fibras e baixo teor de cálcio amplia o risco para desenvolvimento da doença.

» Histórico Pessoal e Familiar - Mulheres que tiveram câncer de ovário, de endométrio ou de mama têm mais chances de desenvolver o câncer de intestino. Também são fatores de risco doenças inflamatórias do cólon, como retocolite ulcerativa crônica e Doença de Cronh, além de algumas condições hereditárias, como Polipose Adenomatosa Familiar e Câncer Colorretal Hereditário sem Polipose.

» Hereditariedade - Ter parente de primeiro grau com pólipos ou câncer do intestino também incrementa o risco.

» Hábitos - Ser fumante, sedentário e ingerir álcool freqüentemente são hábitos relacionados ao câncer colo-retal.

Atenção, os fatores relacionados à alimentação e hábitos (tabagismo, etilismo e sedentarismo) estão nas nossas mãos!!! O câncer é multifatorial sim, mas podemos prevenir o que está ao nosso alcance!!!

  • Sintomas

O principal sintoma do câncer de intestino é a presença de sangue nas fezes. Mudanças no hábito intestinal, como diarréia ou prisão de ventre, vontade freqüente de ir ao banheiro com sensação de evacuação incompleta, além de dor ou desconforto abdominal (gases e/ou cólicas) também são indícios importantes. O indivíduo que desenvolveu um tumor colo-retal também pode ter sangramento anal, perder peso sem razão aparente e sentir cansaço e fraqueza, chegando até a desenvolver anemia.


Procure um médico! Prevenção sempre será o melhor remédio!!!!!!!!!!!!!

http://cettro.com.br/