terça-feira, 20 de outubro de 2009

Gota


Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio.

A crise de artrite é bastante típica: o indivíduo vai dormir bem e acorda de madrugada com uma dor insuportável que em mais de 50% das vezes compromete o dedo grande do pé (em geral nas extremidades do corpo).

A crise inicial dura 3 a 10 dias e desaparece completamente. O paciente volta a levar vida normal. Fica sem tratamento porque não foi orientado ou porque não optou pelo que foi prescrito. Nova crise pode voltar em meses ou anos. A mesma articulação ou outra pode ser afetada. Não havendo tratamento, os espaços entre as crises diminuem e sua intensidade aumenta. Os surtos ficam mais prolongados e, mais tarde, com tendência a envolver mais de uma articulação.
  • Curiosidade... Olha como a gota era interpretada antigamente: “La gota confería dignidad, porque como señor de las enfermedades y enfermedad de señores, indicaba pedigrí y buena cunay era reconocida como el precio a pagar por un estilo de vida superior”. (Roy Porter)


Nenhum comentário:

Postar um comentário