quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Tabagismo: o mal do século XXI


O cigarro está associado a mais de 50 doenças e tem causado mortalidade prematura, através do seu efeito sobre doenças respiratórias, do coração assim como vários tipos de câncer.

Para o ano de 2020, a perspectiva de mortalidade é de 3 milhões em países desenvolvidos e de 7 milhões em países em desenvolvimento, isto significa 10 milhões de mortes ligadas ao uso do tabaco. Também segundo a OMS, o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito.

A droga é qualquer substância química, natural ou não, que pode produzir efeitos no funcionamento do nosso corpo, no comportamento e na área emocional. Por este motivo o cigarro é considerado uma droga de efeito
psicoativo. Nesta fase observa-se a ocorrência da tolerância, que é a quantidade de nicotina que o indivíduo necessita para se sentir bem e a síndrome de abstinência cujo sintomas são: dor de cabeça, insônia, aumento da ansiedade, é importante na manutenção da dependência e parece ser mais difícil de ser percebida e tratada. Observa-se que o indivíduo fuma por diferentes razões como: estimulação, prazer, redução de tensão, hábito, ritual e dependência.

Além disso, existem os condicionamentos ou gatilhos, como: café, fumar no carro, após refeições, no computador, no telefone. Portanto, se você é fumante, pense em parar de fumar. Marque uma data, jogue o cigarro fora, tome muita água, faça caminhadas constantes. Você consegue!!

Caso você não consiga, procure ajuda especializada.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/1617-Tabagismo-o-mal-do-seculo-XXI.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário