Frequentemente as crianças aparecem com quadros de diarréia e deixam suas mães, como de costume, muito preocupadas! E não é para menos! A diarréia, se não for bem manejada, pode levar a graves quadros de desidratação. Para evitar essas situações, no post anterior já orientei que nos casos de diarréia deve-se ofertar maior quantidade de líquido à criança, incluindo o soro caseiro.
Mas caso não seja possível prevenir a desidratação, a criança deverá ser levada a uma unidade de saúde!
Sempre que a mãe achar que deve ou tiver dúvidas ela deve procurar esclarecimento com o médico. Entretando aqui vão algumas dicas de sinais que devemos observar e que indicam a gravidade da desidratação da criança!
Mãe e pai fiquem atentos à:
Estado geral da criança: Se a criança estiver bem/alerta é um bom sinal. Uma criança irritada pode incicar algum grau de desidratação. Criança num estado comatoso/hipotônio, sem reagir ou prestar atenção ao que acontece à sua volta fala a favor de um quadro mais grave de desidratação!
Olhos: Observe os olhos da criança. Se estiverem normais, ótimo. Se estiverem fundos/encovados seu filho pode estar desidratado.
Lágrimas: Veja se há lágrimas quando a criança chora. Se não há então é um sinal de provável desidratação.
Boca e língua: Dê uma olhada na mucosa da criança.. Se estiverem úmidas/com saliva, muito bom! Se estiverem secas é mais um sinal de desidratação.
Lembrem-se que são apenas sinais indicadores da desidratação e devem ser levados em conta em conjunto!!! Na dúvida o melhor é procurar um médico!
Sou uma estudante de medicina indignada com a quantidade de pacientes com doenças PREVENÍVEIS lotando nossos hospitais. Indignada com o fato de darmos mais importância ao tratamento que à PREVENÇÃO! Mas além disso, indignada também porque poucas pessoas se preocupam com sua qualidade de vida, no presente e futuro. Em função disso criei um blog que trata, de maneira sintética e clara, importantes facetas de tantas doenças que acometem nossa família, amigos, desconhecidos e nós mesmos. Doenças de grande prevalência e passíveis de prevenção! A informação pode salvar vidas! E a prevenção é o melhor remédio! Vamos cuidar da nossa qualidade de vida e divulgar as informações para que mais pessoas possam fazer o mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário