quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sinais importantes de desidratação



  • Frequentemente as crianças aparecem com quadros de diarréia e deixam suas mães, como de costume, muito preocupadas! E não é para menos! A diarréia, se não for bem manejada, pode levar a graves quadros de desidratação. Para evitar essas situações, no post anterior já orientei que nos casos de diarréia deve-se ofertar maior quantidade de líquido à criança, incluindo o soro caseiro.

  • Mas caso não seja possível prevenir a desidratação, a criança deverá ser levada a uma unidade de saúde!

  • Sempre que a mãe achar que deve ou tiver dúvidas ela deve procurar esclarecimento com o médico. Entretando aqui vão algumas dicas de sinais que devemos observar e que indicam a gravidade da desidratação da criança!

  • Mãe e pai fiquem atentos à:

  1. Estado geral da criança: Se a criança estiver bem/alerta é um bom sinal. Uma criança irritada pode incicar algum grau de desidratação. Criança num estado comatoso/hipotônio, sem reagir ou prestar atenção ao que acontece à sua volta fala a favor de um quadro mais grave de desidratação!

  2. Olhos: Observe os olhos da criança. Se estiverem normais, ótimo. Se estiverem fundos/encovados seu filho pode estar desidratado.

  3. Lágrimas: Veja se há lágrimas quando a criança chora. Se não há então é um sinal de provável desidratação.

  4. Boca e língua: Dê uma olhada na mucosa da criança.. Se estiverem úmidas/com saliva, muito bom! Se estiverem secas é mais um sinal de desidratação.

  • Lembrem-se que são apenas sinais indicadores da desidratação e devem ser levados em conta em conjunto!!! Na dúvida o melhor é procurar um médico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário