terça-feira, 1 de setembro de 2009

Décimo passo: faça o preventivo para câncer do intestino


Esse tipo de câncer abrange tumores que atingem o cólon (intestino grosso) e o reto. Seu desenvolvimento ocorre por meio de pólipos – lesões benignas que crescem na parede do intestino e que podem se transformar em câncer com o passar do tempo.

Homens e mulheres são igualmente afetados pela doença, considerada tratável e curável quando localizada no intestino, sem que tenha se expandido para outros órgãos. A maior incidência ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos, mas as possibilidades de desenvolvimento já aumentam a partir dos 40 anos.

  • Fatores de Risco para o Câncer de Intestino

» Alimentação Inadequada - A adoção de uma dieta rica em gorduras - principalmente as de origem animal, com muitas calorias, poucas fibras e baixo teor de cálcio amplia o risco para desenvolvimento da doença.

» Histórico Pessoal e Familiar - Mulheres que tiveram câncer de ovário, de endométrio ou de mama têm mais chances de desenvolver o câncer de intestino. Também são fatores de risco doenças inflamatórias do cólon, como retocolite ulcerativa crônica e Doença de Cronh, além de algumas condições hereditárias, como Polipose Adenomatosa Familiar e Câncer Colorretal Hereditário sem Polipose.

» Hereditariedade - Ter parente de primeiro grau com pólipos ou câncer do intestino também incrementa o risco.

» Hábitos - Ser fumante, sedentário e ingerir álcool freqüentemente são hábitos relacionados ao câncer colo-retal.

Atenção, os fatores relacionados à alimentação e hábitos (tabagismo, etilismo e sedentarismo) estão nas nossas mãos!!! O câncer é multifatorial sim, mas podemos prevenir o que está ao nosso alcance!!!

  • Sintomas

O principal sintoma do câncer de intestino é a presença de sangue nas fezes. Mudanças no hábito intestinal, como diarréia ou prisão de ventre, vontade freqüente de ir ao banheiro com sensação de evacuação incompleta, além de dor ou desconforto abdominal (gases e/ou cólicas) também são indícios importantes. O indivíduo que desenvolveu um tumor colo-retal também pode ter sangramento anal, perder peso sem razão aparente e sentir cansaço e fraqueza, chegando até a desenvolver anemia.


Procure um médico! Prevenção sempre será o melhor remédio!!!!!!!!!!!!!

http://cettro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário