quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Décimo primeiro passo: faça o proventivo para o câncer de boca


Nos últimos anos, os programas de controle do câncer passaram a dispensar especial atenção à prevenção e à detecção precoce do câncer bucal, que acomete a porção da garganta para frente, ou seja, toda a parte visível da boca até os lábios. A doença atinge, especialmente, homens e mulheres acima de 40 anos. O principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal.

  • Prevenção

Entre os fatores de risco, destacam-se o tabagismo - tanto o hábito de fumar quanto o de mascar tabaco - e o consumo de bebidas alcoólicas. Outros fatores são a má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. Não fumar e beber com moderação são as principais medidas preventivas. Além disso, orienta-se a utilização de protetor solar labial.

  • Detecção Precoce

Visitas anuais ao dentista ou a outro profissional de saúde habilitado para examinar a cavidade oral são recomendadas, especialmente aos fumantes. Identificar precocemente lesões pré-malignas ou malignas amplia consideravelmente as chances de cura.

http://www.cettro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário