segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia nacional de combate ao fumo

Interrompendo um pouco os "12 passos para uma vida sem câncer", só queria lembrar que dia 29 de agosto comemora-se o dia nacinal de combate ao fumo!


  • Cigarro faz mal até pra quem não fuma

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) de 2006, o Instituto Nacional de Câncer, INCA, órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, aproveita para fazer um alerta: cigarro faz mal até pra quem não fuma. As crianças são um dos grupos mais atingidos. Elas correm, por exemplo, um risco cinco vezes maior de sofrerem morte súbita sem razão específica. O tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Se os adultos soubessem o que sofrem as crianças expostas à fumaça do cigarro, nunca mais fumariam perto delas”, observa Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer. Quando a mãe fuma depois que o bebê nasce, este sofre imediatamente os efeitos do cigarro. Segundo Santini, durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno. “Ela fica intoxicada com a nicotina, podendo apresentar agitação, vômitos, diarréia e taquicardia, principalmente em mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia”, avisa.

Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observaram-se resultados mais graves como palidez, cianose (coloração azulada da pele e membranas mucosas devido à falta de oxigenação no sangue), taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada. Em crianças de zero a um ano de idade, que vivem com fumantes, há uma maior prevalência de problemas respiratórios em relação àquelas cujos familiares não fumam. Além disso, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.

Estudos também mostram que crianças com sete anos de idade, nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças: “elas são mais lentas para desenvolverem suas habilidades. Nota-se um atraso de quatro meses para a leitura e cinco, para a matemática, por exemplo”, explica Tânia Cavalcante, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA.

A fumaça aspirada pelo não-fumante apresenta níveis oito vezes maiores de monóxido de carbono, o triplo de nicotina, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas que a fumaça tragada. A fumaça que sai da ponta do cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.

Pesquisas nacionais e internacionais indicam que os fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% mais chances de ter câncer de pulmão. Crianças expostas à fumaça do tabaco podem desenvolver doença cardiovascular, quando adultas, infecções respiratórias e asma brônquica. Os filhos de gestantes que fumam apresentam o dobro de chances de nascer com baixo peso e 70% de possibilidades de sofrer um aborto espontâneo; 30% podem morrer ao nascer.


  • Fumaça Tabagística Ambiental

Os dois componentes principais da poluição tabagística ambiental (PTA) são a fumaça inalada pelo fumante, chamada de corrente primária, e a fumaça que sai da ponta do cigarro, a corrente secundária. Esta última é o principal componente da PTA, formada em 96% do tempo total da queima dos derivados do tabaco.

Algumas substâncias, como nicotina, monóxido de carbono, amônia, benzeno, nitrosaminas e outros carcinógenos podem ser encontrados em quantidades mais elevadas na corrente secundária. Isto porque não são filtrados e também devido ao fato de que os cigarros queimam em baixa temperatura, tornando a combustão das substâncias incompleta.

Análise feita pelo INCA, em 1996, com cinco marcas de cigarros comercializados no Brasil, verificou-se níveis duas vezes maiores de alcatrão, 4,5 vezes maiores de nicotina e 3,7 vezes maiores de monóxido de carbono na fumaça que sai da ponta do cigarro em relação à fumaça exalada pelo fumante.

Os níveis de amônia na corrente secundária chegaram a ser 791 vezes superiores que na corrente primária. A amônia alcaliniza a fumaça do cigarro, contribuindo para a maior absorção de nicotina pelos fumantes, e aumentando a dependência da droga. Este também é o principal componente irritante da fumaça do tabaco.

Fonte: INCA

Nono passo: Faça o preventivo para o câncer do útero



  • Fatores de Risco para o Câncer de Colo de Útero

HPV - Praticamente todos os casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao HPV (Papilomavírus Humano), mais especificamente aos subtipos de alto risco. Mulheres portadoras desses subtipos têm até 10 vezes mais chance de ter câncer de colo de útero.


Hábitos - Fatores como o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais e a falta de higiene íntima adequada podem ampliar o risco de desenvolvimento da doença.

Outros - O tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais são fatores também relacionados ao câncer de colo de útero.


  • Prevenção

Uma vez que o HPV está diretamente ligado ao câncer de colo de útero e sua transmissão se dá por via sexual, o uso do preservativo funciona como importante forma de prevenção. Mais uma vez, destaca-se que a utilização da camisinha é recomendada em qualquer tipo de relação.
Outra importante forma de prevenção, que estará disponível no Brasil em breve, é a vacina anti-HPV. Ela será destinada a mulheres de 9 a 26 anos que não entraram em contato com os subtipos de alto-risco do vírus. A expectativa é de que a vacina venha a evitar, no futuro, 70 % dos cânceres de colo uterino.


  • Detecção Precoce

Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve realizar anualmente o exame conhecido popularmente como Papanicolau.
Rápido e praticamente indolor, o Papanicolau deve ser feito anualmente. O intervalo entre os exames pode ser reduzido ou mesmo ampliado, de acordo com cada caso.
Para garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disso, o Papanicolau não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem fazer o exame, realizado de forma específica.
A detecção da doença em estágio inicial evita até 80% dos óbitos.


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oitavo passo: faça o preventivo para câncer de mama


Quando diagnosticado em estágio inicial, o Câncer de Mama tem até 100% de chances de cura. A realização de determinados exames nas faixas etárias indicadas ainda é o único caminho para combater o câncer que mais causa mortes no universo feminino.

  • Fatores de Risco para o Câncer de Mama

Histórico Familiar - Ter uma ou mais parentes de primeiro grau - mãe ou irmã - com diagnóstico de câncer de mama antes dos 50 anos incrementa em duas a três vezes as chances de desenvolver a doença.

Idade - Assim como vários outros tipos de câncer, o risco aumenta com a idade.

Aspectos Reprodutivos - Fatores como menstruação precoce, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e não possuir filhos também estão ligados ao aumento do risco para câncer de mama.

Álcool - A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, também é identificada como fator de risco. As chances de desenvolver a doença cresce de 40% a 70% com o consumo de dois drinques por dia.

Radiação - A exposição a níveis elevados de radiação, mesmo que na infância, pode aumentar o risco.

Outras Doenças da Mama - Histórico de biópsia com exame patológico positivo para algumas doenças proliferativas benignas pode aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

  • Detecção Precoce

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o exame clínico da mama e a mamografia. Os sintomas podem ser facilmente diagnosticados, pois são em sua maioria palpáveis - nódulos ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos nas axilas.

  • Auto-Exame das Mamas

O auto-exame das mamas não deve substituir o exame clínico realizado pelo profissional de saúde. Entretanto, o exame das mamas realizado pela própria mulher ajuda na detecção da doença. O Instituto Nacional do Câncer alerta que o auto-exame não pode ser tratado como estratégia isolada de detecção.

http://www.cettro.com.br/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sétimo passo: faça o preventivo para o câncer de próstata

Tão importante quanto a adoção de hábitos saudáveis, a realização de determinados exames, nas faixas etárias indicadas, possibilita o diagnóstico em estágio inicial e a conseqüente cura de alguns tipos de câncer. Entre eles, está o câncer de próstata, que ocupa o segundo lugar no ranking de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão.
  • Fatores de Risco para o Câncer de Próstata
Idade - Assim como em outros cânceres, a idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no caso da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após os 50 anos.
Histórico Familiar - Caso de pai ou irmão com câncer da próstata antes dos 60 anos de idade pode aumentar o risco de câncer de 3 a 10 vezes em relação à população em geral, podendo refletir tanto fatores hereditários quanto os hábitos alimentares ou o estilo de vida da família.
Dieta - Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura – especialmente de origem animal – não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas.

  • Detecção Precoce
Na maioria dos casos, o tumor de próstata apresenta um crescimento lento e silencioso. Os primeiros sintomas da doença são: levantar várias vezes para ir ao banheiro durante a noite, além de dificuldades e/ou dor ao urinar. Obviamente, deve-se procurar o urologista diante de qualquer sintoma. Mas, é possível adotar uma conduta ativa, com visitas periódicas ao especialista após os 45 anos, conforme orienta a Sociedade Brasileira de Urologia.
Cabe destacar que, de maneira geral, o exame de toque retal é tabu entre os homens brasileiros. Contudo, alguns mitos podem colocar em risco a vida e, nesse caso específico, o exame de toque retal é insubstituível. Homens que valorizam a vida devem posicionar-se de maneira positiva diante do exame.

  • Tratamento
O tratamento depende do estágio no qual a doença se encontra, podendo englobar: cirurgia, radioterapia e hormonioterapia. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após criteriosa avaliação dos riscos e benefícios do tratamento por parte do médico assistente. Como os demais tipos de câncer, quanto mais precoce a detecção, melhor a condição de tratamento e a probabilidade de cura.

http://cettro.com.br/

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sexto passo: proteja-se do HPV















Cerca de 99% dos casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao vírus – especificamente a alguns subtipos considerados de alto risco, alguns entre os mais de 60 existentes. A boa notícia é que é possível prevenir o contágio, tratar a infecção em estágio inicial, tratar lesões pré-malignas e, em casos especiais, estabelecer um acompanhamento mais rigoroso a partir da detecção precoce.

  • Transmissão

A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Ao contrário do que muitos acreditam, o contágio não acontece com o uso de toaletes públicos ou roupas de outras pessoas – embora cuidados higiênicos sejam necessários em ambas as situações.
Estudos mundiais comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções será transitória. Isso porque o sistema imunológico é capaz de combater de maneira eficiente a infecção, alcançando em alguns casos a eliminação do vírus, principalmente entre as jovens.

  • HPV e Câncer

A primeira evidência entre HPV e Câncer foi apresentada pelo pesquisador Herald zur Hausen, em 1974. Desde então, inúmeras pesquisas sustentam a ligação entre a infecção e tumores de colo de útero, colocando assim, as mulheres com HPV em risco 10 vezes maior para esse tipo de câncer que as demais.
Sabe-se hoje que praticamente todos os casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao HPV. Mas isso não quer dizer que todos as mulheres infectadas por HPV terão câncer. Apenas os subtipos de HPV de alto risco estão relacionados à doença. E, depois, o câncer é multifatorial. Assim, além da infecção por Papilomavírus Humano, são necessários outros co-fatores: número elevado de gestações, tabagismo, uso de medicações imunossupressoras, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

  • Prevenção

O uso da camisinha reduz a possibilidade de transmissão do HPV na relação sexual - apesar de não evitar totalmente. Sua utilização é recomendada em qualquer tipo de relação. Há ainda a possibilidade de vacina - consulte seu médico.

  • Identificação e Tratamento

Para o diagnóstico precoce é importante que toda mulher faça obrigatoriamente o exame papanicolau uma vez por ano, desde o início da vida sexual. O intervalo entre um exame e outro pode ser reduzido dependendo de alguns aspectos, tais como: presença de HPV, de lesões e determinados hábitos sexuais. Vale destacar que a maioria das infecções por HPV não apresenta sintomas (lesões ou verrugas). Diversas modalidades de tratamento estão disponíveis, entretanto, cada caso deve ser avaliado pelo médico asistente, que adotará a conduta mais adequada.

http://www.cettro.com.br/

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quinto passo: modere o consumo de álcool




O álcool é presença certa na vida social dos brasileiros. Por essa razão, é imprescindível destacar que o consumo excessivo está relacionado a várias doenças – entre elas o câncer. O uso moderado de bebidas alcoólicas é um passo importante para quem busca longevidade com qualidade.
  • Ação do Álcool

Os efeitos do álcool variam de acordo com a rapidez e a freqüência com que ele é ingerido, com a quantidade de alimentos consumidos durante a ingestão de bebidas alcoólicas, com o peso da pessoa, seu estado de espírito, entre outros aspectos. Contudo, por atingir rapidamente o sistema nervoso central, invariavelmente provoca:

» Diminuição da coordenação motora

» Redução dos reflexos

» Alterações de comportamento - que vão da desinibição à agressividade.

  • Absorção e Eliminação do Álcool

Uma parcela de álcool introduzida no organismo é absorvida pela mucosa da boca. A maioria, porém, é absorvida pelo estômago e pelo intestino delgado, e daí vai para circulação sangüínea. Aproximadamente 90% do álcool são absorvidos em 1 hora. Porém, o mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 a 8 horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%).

  • Álcool e Câncer

Estudos epidemiológicos já forneceram evidências definitivas sobre a ligação entre álcool e câncer. A maior pesquisa realizada detectou que o risco da doença cresce com o consumo de 3 doses por dia e alcança incremento de 60% quando o indivíduo bebe 6 ou mais doses por dia.
O tipo de bebida (cerveja, vinho, cachaça etc.) é indiferente, pois pesquisadores defendem que o etanol é o agente agressor. Vale ressaltar que o uso combinado de álcool e tabaco potencializa o risco.
As principais associações álcool-câncer estão ligadas aos seguintes cânceres: Boca, Faringe, Esôfago, Laringe.
Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros fatores de risco - como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o álcool está relacionado a 2-4% das mortes por câncer. Isso, porque está presente também na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama.

  • Moderação é o Caminho

O conselho para as pessoas que optarem por beber álcool é que o façam eventualmente. O limite máximo estabelecido é de dois drinques por dia para homens e um para mulheres. Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem ingerir bebida alcóolica.


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quarto passo: o sol na medida certa


Tomar sol nos horários corretos faz muito bem à saúde. A luz solar é indispensável, pois ao se expor a ela o organismo absorve vitamina D, responsável pelo combate a diversas doenças, especialmente a osteoporose. Além disso, o sol atua na prevenção de alguns tipos de câncer, tais como: mama, ovário, colo do útero e próstata.
O calor do sol favorece ainda a dilatação dos vasos sanguíneos, proporcionando a eliminação de substâncias tóxicas. Estimulador do sistema imunológico aumenta a quantidade de glóbulos brancos e multiplica a eficiência dos linfócitos T, que são os principais elementos do corpo para a defesa contra infecções. Porém, a exposição excessiva e/ou prolongada da pele à radiação ultravioleta (UV) conduz a inúmeros problemas, entre eles: o envelhecimento precoce e o câncer.
O câncer de pele é o que mais cresce no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência no Brasil aumenta cerca de 20% a cada ano. Há três formas de câncer de pele. As duas mais comuns são o Carcinoma Basocelular e o Espinocelular, que juntos correspondem a 90% dos casos. O Melanoma Maligno, a terceira e mais agressiva das formas, pode disseminar-se pelo corpo, comprometendo rapidamente a vida.

  • Auto-Exame da Pele

O câncer de pele, quando detectado precocemente, tem até 100% de chance de cura. É importante verificar periodicamente alterações na pele. Os dermatologistas destacam que é necessáiro ficar atento quando um sinal ou mancha apresentam variações em um dos critérios da regra chamada "ABCD":

» Assimetria: Ao traçar uma reta no meio do sinal, ou pinta benigna, as metades serão praticamente iguais, na maligna, não.

» Bordas: Lesões benignas apresentam formato regular, bem definidas. As malignos, ao contrário, são irregulares, com reentrancias e entalhes.

» Cor: As lesões benignas normalmente apresentam uma coloração marrom uniforme. As malignas mostram variadas tonalidades de marrom ou preto e, as vezes, tons avermelhados ou azulados.

» Dimensão: Uma lesão maligna normalmente é maior que a ponta não-escrevente de um lápis.

  • Dicas para a Correta Exposição ao Sol

» Evite a exposição solar entre 10h e 16h.

» Utilize sempre filtro solar (proteção 15). Aplique-o 30 minutos antes da exposição, realizando novas aplicações a cada 2 horas ao sol ou após banhos de mar ou piscina.

» Não confie nas barracas de praia de nylon, 95% dos raios UV ultrapassam o material. Opte por barracas de algodão, palha ou lona.

» Proteja sempre o rosto com um chapéu ou boné.

» Use sempre óculos de procedência segura e a dequada proteção contra os raios UV.

  • Atenção às Crianças

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que 85% das manchas e rugas de um adulto resultam da exposição ao sol ainda na infância e na adolescência. Assim, os pais devem tomar as seguintes precauções:

» Aplique filtro solar (Fator Mínimo de Proteção 15) nas crianças a cada duas horas e após os banhos de mar ou piscina.

» Oriente as crianças para o uso de protetores físicos, tais como: chapéu e camiseta, especialmente entre 10h e 16h.

» Leve barraca de proteção para a praia, garantindo assim que as crianças tenham um local coberto para brincar.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Terceiro passo: abandone o cigarro

Para a Organizacão Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma epidemia generalizada e como tal deve ser combatida. Atualmente, morrem no mundo 5,5 milhões de pessoas por ano em conseqüência das doenças que o tabaco provoca. Para se ter uma idéia da gravidade, o cigarro mata mais que a cocaína, o álcool, incêndios, suicídios e Aids juntos.
No caso do câncer, o tabagismo é a principal causa evitável de óbitos. O cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, sendo ainda fator de risco para outros oito tipos da doença: boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo de útero. Mais de 30% dos diagnósticos de câncer estão ligados ao tabagismo e sequer aconteceriam se os pacientes não fumassem.
Vale ressaltar que as pessoas que não fumam mas estão expostas ao tabaco - os chamados fumantes passivos - inalam mais de 400 substâncias que prejudicam a saúde. Crianças que convivem com pais fumantes têm maior risco de infecções respiratórias, asma, otites e amigdalites.
  • Mulheres na Linha de Risco

A participação das mulheres no número de fumantes vem aumentando, sobretudo nas faixas etárias mais jovens. Enquanto os homens começam a fumar entre os 15 e 17 anos, as mulheres iniciam a partir dos 12 anos.
Os malefícios são muitos e entre eles podem ser destacados: o maior risco de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce. A gestante que fuma apresenta mais complicações durante o parto e tem o dobro de chances de ter um filho com menor peso e altura. Se a mãe fuma depois que o bebê nasce, a criança recebe nicotina através do leite materno.

  • Avalie seu Grau de Dependência - Teste de Fagerstrom

Após responder as perguntas abaixo, some os pontos relacionados a cada resposta e classifique seu grau de dependência segundo a escala.

- Quanto tempo após acordar você fuma o 1º cigarro?

(....) Dentro de 5 minutos - 3 pontos

(....) Entre 6 e 30 minutos - 2 pontos

(....) Entre 31 e 60 minutos - 1 ponto

(....) Após mais de 60 min - nenhum ponto

- Você acha difícil não fumar em lugares públicos, como igrejas, cinemas, ônibus etc?

(....) Sim - 1 ponto

(....) Não - nenhum ponto

- Qual cigarro do dia traz mais satisfação?

(....) O primeiro - 1 ponto

(....) Outros - nenhum ponto

- Quantos cigarros você fuma por dia?

(....) Menos de 10 - nenhum ponto

(....) 11 a 20 - 1 ponto

(....) 21 a 30 - 2 pontos

(....) + de 30 - 3 pontos

- Você fuma mais freqüentemente pela manhã?

(....) Sim - 1 ponto

(....) Não - nenhum ponto

- Você fuma mesmo doente, quando fica de cama?

(....) Sim - 1 ponto

(....) Não - nenhum ponto

#0/2 Pontos = Muito Baixo

#3/4 Pontos = Baixo

#5 Pontos = Médio

#6/7 Pontos = Elevado

#8/10 Pontos = Muito Elevado

  • Declare Independência

Mais de 90% dos fumantes vivenciam uma situação de dependência física. Por isso, deixar de fumar exige força de vontade e, por vezes, apoio médico.
Vale a pena vencer os primeiros sintomas da abstinência, como ansiedade, dificuldade de concentração, irritação, dores de cabeça e a intensa vontade de fumar. Em 2 semanas, os sintomas diminuem e até desaparecem.
A prática de esportes, a alimentação adequada e o não consumo de bebidas alcoólicas colaboram para o processo de independência da nicotina.

http://www.cettro.com.br/

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Segundo passo: adote uma atividade física regular



Há algumas décadas, exercitar-se com regularidade era tarefa de atletas. Com a chegada dos anos 80, ocorreu o boom das academias de ginástica, cujo enfoque principal era a potencialização da beleza e da auto-estima. No século XXI, praticar uma atividade física regular é opção de quem está atento à sua saúde, pois pesquisas atestam a ligação entre sedentarismo e diversas doenças – inclusive o câncer.




  • Câncer x Atividade Física: O Que Mostram as Pesquisas


Vários estudos apontam relação entre atividade física regular e diminuição do risco de câncer colo-retal, de mama, de próstata e de pulmão. Embora este seja um campo que demande investigações aprofundadas e complementares, é inquestionável a associação da prática esportiva ao reforço do sistema imunológico. Confira, a seguir, dois tipos de câncer para os quais a atividade física atua de maneira preventiva.
-Câncer Colo-Retal: De acordo com o Inca, o câncer colo-retal é o 5º tumor maligno mais freqüente entre homens e 4º entre as mulheres. O sedentarismo é um dos fatores do risco para a doença, juntamente com: idade acima de 50 anos; história familiar de câncer de cólon e reto; história pessoal pregressa de câncer de ovário, endométrio ou mama; dieta com alto conteúdo de gordura, carne e baixo teor de cálcio; e obesidade. Um estudo recente mostrou que homens que praticam exercícios vigorosos diariamente apresentaram uma redução de 50% no risco de câncer de intestino. Entre as hipóteses que explicam esse fato está a de que o exercício físico estimula a função intestinal, fazendo com que haja eliminação de toxinas cancerígenas, impedindo assim que as mesmas entrem em contato com a parede intestinal.
-Câncer de Mama: Um estudo realizado com 100 mil mulheres francesas, recém-divulgado pelo Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), revelou que a prática regular de um esporte previne o câncer de mama nas mulheres. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença. Em mulheres que afirmaram praticar atividade física intensa por cinco horas ou mais por semana, a diminuição do risco de câncer de mama foi da ordem de 38%. Segundo o Inserm, o squash, as artes marciais, a corrida, a natação, o tênis e o ciclismo são, nessa ordem, as atividades nas quais se gasta mais energia. Mas, até mesmo quem faz trabalhos domésticos pode ser beneficiado. Segundo os pesquisadores, mulheres que dedicam 14 horas ou mais por semana aos trabalhos do lar apresentaram uma diminuição de cerca de 18% em relação àquelas que não fazem tal atividade.





  • Orientações Básicas para uma Vida Ativa


» Faça uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.



» Escolha uma atividade que lhe seja prazerosa - isso facilita a adesão à prática regular - e indicada para sua condição física.



» Pratique atividade física sob orientação profissional. Posturas inadequadas podem ocasionar lesões.



» Pratique ao menos 30 minutos de atividade física moderada, 5 vezes por semana.



» Para reduzir o risco de câncer de mama e colo-retal, opte por 45 minutos de atividade física - de moderada a intensa, 5 vezes por semana.


» Na impossibilidade de freqüentar academias ou clubes esportivos, vale lançar mão de atividades de rotina, tais como: subida e descida de escadas, passeio com o cachorro, jardinagem, lavagem de carro, caminhada em ritmo ligeiro, dança, pedalada ou natação. Contudo, para que os benefícios sejam obtidos, os quesitos duração e freqüência devem ser respeitados.


» Para os atletas de fim-de-semana, pessoas que praticam atividades apenas aos sábados e domingos, um alerta: a prática é prejudicial, pois não apresenta um ritmo adequado e coloca em risco a saúde.



  • Principais Benefícios da Prática de Atividade Física Regular

» Reforço do sistema imunológico.


» Condicionamento cardio-respiratório.


» Combate ao excesso de peso - um dos grandes fatores de risco para diferentes tipos de câncer.


» Melhoria da postura, do tônus muscular e da flexibilidade.


» Potencialização da auto-estima.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Primeiro passo: adote uma alimentação saudável




A relação entre o consumo de certos alimentos e o risco de câncer possui evidência científica, apesar da complexidade dos fatores que estão associados à ingestão dos alimentos, como por exemplo: conservação, preparo e quantidade consumida.


  • Orientações Básicas para uma Dieta Saudável

» Insira em sua dieta alimentos de origem vegetal:

- 5 ou mais porções diárias de frutas e verduras;

- 4 porções diárias de cereais e/ou massas - dê preferência aos integrais.

» Limite o consumo de alimentos gordurosos, especialmente os de origem animal:

- porção diária de carne vermelha;

- porção diária de carne branca.

» Limite o consumo de bebida alcoólica.

» Limite o consumo de produtos industrializados.

» Mantenha-se dentro do peso ideal.


  • Alimentos que são Terreno Fértil para a Doença

Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para surgir, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. São os alimentos ricos em gorduras, tais como: carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, entre outros.



  • Alimentos que Causam a Doença

Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos, como por exemplo os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos - picles, salsichas, outros embutidos e alguns tipos de enlatados. Essas substâncias transformam-se em nitrosaminas no estômago e essas, por sua vez, têm ação carcinogênica potente, sendo responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente.
Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica conhecida.
Os alimentos preservados em sal – tais como: carne-de-sol, charque e peixes salgados – também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é freqüente o consumo.



  • Métodos de Preparo Relacionados à Doença

O tipo de preparo do alimento também influencia no risco de câncer. Ao fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa a temperaturas muito elevadas, podem ser criados compostos que aumentam o risco de câncer de estômago e de reto. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas são escolhas mais saudáveis, tais como: vapor, fervura, pochê, ensopado, guisado, cozido ou assado.



  • Alguns Estudos que Relacionam Alimentos a Tipos Específicos da Doença

Cólon e Reto - Estudos demonstram que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon etc.) estão relacionadas a um maior risco para o desenvolvimento de câncer de cólon e de reto, possivelmente porque, sem a ingestão de fibras, o ritmo intestinal desacelera, favorecendo uma exposição mais demorada da mucosa aos agentes cancerígenos encontrados no conteúdo intestinal.



Mama e Próstata - A ingestão de gordura pode alterar os níveis de hormônio no sangue, aumentando o risco dos cânceres de mama e de próstata. Há vários estudos epidemiológicos que sugerem a associação de dieta rica em gordura, principalmente a saturada, a um maior risco de desenvolvimento desses tipos da doença em regiões desenvolvidas.



Estômago e Esôfago - Ocorrem mais freqüentemente em alguns países do Oriente e em regiões pobres, onde não há meios adequados de conservação dos alimentos (geladeira), o que torna comum o uso de picles, defumados e alimentos preservados em sal. Também ocorre em locais onde onde é comum o consumo diário de alimentos em altas temperaturas (exemplos: sopas e chás).



Fígado - Grãos e cereais armazenados em locais inadequados e úmidos podem ser contaminados pelo fungo Aspergillus flavus, que produz a aflatoxina, substância cancerígena. Há estudos que relacionam essa toxina ao desenvolvimento de câncer de fígado.



Vale destacar que a alimentação saudável somente funcionará como fator protetor quando adotada constantemente, no decorrer da vida.


http://www.cettro.com.br/

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Liga da saúde - 12 passos para uma vida sem câncer


Esqueça aquilo que você ouviu sobre câncer, pois o status da doença está mudando. Antes visto como uma única patologia, é reconhecido como um grupo de doenças, que podem caracterizar-se como previnível, curável, crônica e, em alguns casos, fatal. Concebe-se que, em alguns anos, o câncer poderá acompanhar o indivíduo por um longo período, desde que precocemente detectado e adequadamente assistido, assim como a hipertensão e o diabetes. Tal mudança é resultado de inúmeros fatores, especialmente da evolução tecnológica - novas abordagens terapêuticas e medicações cada vez mais avançadas.
Contudo, é importante saber que cresce o número de casos da doença em todo o mundo. Isso, porque o câncer é multifatorial e está associado ao estilo de vida, que cada vez mais compromete o bem-estar e a longevidade. A civilização moderna adota uma dieta inadequada, é sedentária e ainda consome tabaco em larga escala. Em recente estudo divulgado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que a mudança de tais hábitos poderá evitar 40% dos casos de câncer.
A cada ano, quase 500 mil novos casos da doença são diagnosticados no País, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para modificar a realidade futura, é necessário unir esforços na disseminação de hábitos preventivos e de detecção precoce.
Informação é Remédio contra o Câncer!
  1. Adote uma alimentação saudável
  2. Adote uma atividade física regular
  3. Abandone o cigarro
  4. O sol na medida certa
  5. Modere o consumo de álcool
  6. Proteja-se do HPV
  7. Faça o preventivo para câncer de próstata
  8. Faça o preventivo para câncer de mama
  9. Faça o preventivo para o câncer do útero
  10. Faça o preventivo para o câncer do intestino
  11. Faça o proventivo para câncer de boca
  12. Seja proativo

Liga da saúde: curiosidades sobre tabagismo


Você sabia:

- que o tumor de pulmão já e a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres?

- que mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional correm até 10 vezes mais riscos de infarto do que aquelas que usam apenas o contraceptivo?

- que fumar ainda aumenta os riscos de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce?
- que as mulheres passaram a ocupar mais espaço entre as vítimas fatais do câncer de pulmão – doença diretamente ligada ao tabagismo?
- que um estudo realizado em 10 capitais brasileiras mostrou que as meninas experimentam cigarro em maior proporção que os meninos?
As estatísticas mostram que entre 1990 e 2002, o câncer de pulmão saltou de quarto para segundo lugar no ranking dos tumores que mais matam pacientes do sexo feminino no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama.
Cerca de 40% dos óbitos em mulheres com menos de 65 anos estão ligados ao cigarro.
Saúde não sai de moda e ainda deixa a gente mais bonita.

Campanha: Sem tabaco, 100% fashion

Vista essa camisa!
http://www.cettro.com.br/sem_tabaco/2009_moda.htm

Crônica - as mulheres de 30

As mulheres de 30
(Mário Prata)

O que mais as espanta é que, de repente, elas percebem que já são balzaquianas. Mas poucas balzacas leram A Mulher de Trinta, de Honoré de Balzac, escrito há mais de 150 anos. Olhe o que ele diz: 'Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos instrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter dito tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer'. Madame Bovary, outra francesa trintona, era tão maravilhosa que seu criador chegou a dizer diante dos tribunais: 'Madame Bovary c'est moi'. E a Marilyn Monroe, que fez tudo aquilo entre 30 e 40? Mas voltemos a nossa mulher de 30, a brasileira-tropicana, aquela que podemos encontrar na frente das escolas pegando os filhos ou num balcão de bar bebendo um chope sozinha. Sim, a mulher de 30 bebe. A mulher de 30 é morena. Quando resolve fazer a besteira de tingir os cabelos de amarelo-hebe passa, automaticamente, a ter 40. E o que mais encanta nas de 30 é que parece que nunca vão perder aquele jeitinho que trouxeram dos 20. Mas, para isso, como elas se preocupam com a barriguinha! A mulher de 30 está para se separar. Ou já se separou. São raras as mulheres que passam por esta faixa sem terminar um casamento. Em compensação, ainda antes dos 40 elas arrumam o segundo e definitivo. A grande maioria tem dois filhos. Geralmente um casal. As que ainda não tiveram filhos se tornam um perigo, quando estão ali pelos 35. Periga pegarem o primeiro quarentão que encontrarem pela frente. Elas querem casar. Elas talvez não saibam, mas são as mais bonitas das mulheres. Acho até que a idade mínima para concurso de miss deveria ser 30 anos. Desfilam como gazelas, embora eu nunca tenha visto uma (gazela). Sorriem e nos olham com uns olhos claros. Já notou que elas têm olhos claros? E as que usam uns cabelos longos e ondulados e ficam a todo momento jogando as melenas para trás? É de matar. O problema com esta faixa de idade é achar uma que não esteja terminando alguma tese ou TCC. E eu pergunto: existe algo mais excitante do que uma médica de 32 anos, toda de branco, com o estetoscópio balançando no decote de seu jaleco diante daqueles hirtos seios? E mulher de 30 guiando jipe? Covardia. A mulher de 30 ainda não fez plástica. Não precisa. Está com tudo em cima. Ela, ao contrário das de 20, nunca ficou. Quando resolve, vai pra valer. Faz sexo como se fosse a última vez. A mulher de 30 morde, grita, sua como ninguém. Não finge. Mata o homem, tenha ele 20 ou 50. E o hálito, então? É fresco. E os pelinhos nas costas, lá pra baixo, que mais parecem pele de pêssego, como diria o Machado se referindo a Helena, que, infelizmente, nunca chegou aos 30? Mas o que mais me encanta nas mulheres de 30 é a independência. Moram sozinhas e suas casas têm ainda um frescor das de 20 e a maturidade das de 40. Adoram flores e um cachorrinho pequeno. Curtem janelas abertas. Elas sabem escolher um travesseiro. E amam quem querem, à hora que querem e onde querem. E o mais importante: do jeito que desejam. São fortes as mulheres de 30. E não têm pressa pra nada. Sabem aonde vão chegar. E sempre chegam. Chegam lá atrás, no Balzac: 'A mulher de 30 anos satisfaz tudo'. Ponto. Pra elas.
--------------------------------
É isso! Um dia eu chego lá!

Liga da saúde - sobre as informações

Pessoal, a maior parte das informações sobre câncer são retiradas do site http://www.inca.gov.br/.
Coloco aqui apenas informações mais gerais com o intuito de alertar!!
Para maiores informações, dúvidas, acesso aos consensos vocês podem entrar no site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) ou entrem em contato comigo que eu mando por e-mail!
Não coloco tudo aqui para não ficar muito enfadonho.

Abraço.

Liga da saúde - Câncer de mama


O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.
Este tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.
  • Sintomas

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

  • Fatores de Risco

História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama.
Ainda é controvertida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama.
A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.

  • Detecção Precoce

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. O exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui, em nenhuma hipótese, o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mafalda


A elegância do comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.
É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, por exemplo.
Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.
Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais.
É elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer… porém, é elegante reconhecer o esforço, a amizade e as qualidades dos outros.
É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.
É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.
É elegante retribuir carinho e solidariedade.
É elegante o silêncio, diante de uma rejeição…
Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.
É elegante a gentileza.
Atitudes gentis falam mais que mil imagens…
Abrir a porta para alguém é muito elegante…
Dar o lugar para alguém sentar… é muito elegante…
Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma…
Oferecer ajuda… é muito elegante…
Olhar nos olhos, ao conversar é essencialmente elegante…
Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.
A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social:
Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os desafetos é que não irão desfrutá-la.

*Adaptação de texto extraído do Livro: “Educação enferruja por falta de uso” do pintor francês, Henri Toulouse Lautrec (1864-1901).

Liga da saúde - Tabagismo

Sobre o fumo-passivo...

De acordo com estudo publicado pelo INCA em 2008, todos os dias, ao menos sete brasileiros que nunca fumaram morrem por doenças decorrentes da exposição à fumaça do tabaco. Por ano, são 2.655 mortos.

  • Dia nacional de combate ao fumo: 29 de agosto

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado no dia 29 de agosto e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco. Neste ano, foi escolhido o tema "Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos", com o propósito de promover o conhecimento dos malefícios da fumaça ambiental do tabaco e a necessidade de alteração da Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, mas ainda permite áreas reservadas para fumar, que não impedem o contato com a fumaça de produtos do tabaco. É preciso ressaltar que, além da preocupação com as pessoas que estão sujeitas à fumaça de produtos derivados do tabaco em locais fechados, é fundamental que sejam considerados os trabalhadores que são constantemente expostos à fumaça. Assim, ao cumprir medidas previstas na legislação, tais como o artigo 157 da CLT e a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho - NR09, os proprietários de bares, restaurantes, boates e hotéis asseguram o bem-estar de clientes e funcionários e, por conseqüência, "protegem a saúde" dos seus empreendimentos. Afinal de contas, são responsáveis pela saúde de seus profissionais e proteção aos riscos ocupacionais. A definição do tema está alinhada com o Artigo 8 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública negociado por 192 países, sob coordenação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ratificada pelo Congresso Nacional Brasileiro em novembro de 2005.

O fumante passivo também está sujeito ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doença coronariana, morte súbita na infância, doenças cerebrovasculares, asma, infecções respiratórias baixas, entre outras!!!

No Brasil, a cada ano, em cada 1.000 mortes ocorridas em áreas urbanas, 25 são devido ao tabagismo passivo em domicílio.

Cerca de 2.655 mortes por câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração e doenças cerebrovasculares ocorridas somente na população urbana do Brasil poderiam ser evitadas a cada ano pela prevenção do tabagismo passivo.

Liga da saúde - câncer do colo do útero

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

  • Fatores de Risco

Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

  • Estratégias de prevenção

A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual.
A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou). O exame pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los.
É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero na população de risco. Mulheres grávidas também podem realizar o exame. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

  • Quem e quando fazer o preventivo

Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade.
Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.
Não deixe de ir ao ginecologista!!

O câncer do colo do útero é uma doença previnível!!!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Liga da saúde - Doação de sangue


  • Condições básicas para doar sangue

- Gozar de boa saúde

- Estar alimentado

- Não estar em uso de medicamentos

- Ter entre 18 e 65 anos de idade

- Pesar acima de 50 quilos

- Apresentar carteira de identidade ou profissional ou habilitação ou passaporte

- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, é importante a qualidade do sono

- Plantonistas não devem doar sangue no dia em que saírem do plantão

- Não realizar exercícios físicos antes da doação

-Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 24 horas

-Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses

-Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses

-Evitar fumar 2 horas antes da doação

  • Alimentação aconselhável antes da doação de sangue

- No dia anterior à doação: Alimente-se normalmente e hidrate-se bem.

- No dia da doação pela manhã (das 7 às 12 horas): Não doar sangue em jejum: alimentar-se com leite de soja ou desnatado, suco, frutas (menos abacate e jaca), café, chá, pão com geléia; Não ingerir leite integral e seus derivados (manteiga, queijo, iogurte) ou alimentos gordurosos até três horas antes da doação; Ingerir 02 copos de água antes da doação.

- No dia da doação à tarde (das 12 às 18 horas): Tomar o café da manhã normalmente, a restrição quanto a alimentos gordurosos antes da doação é de 3 horas; Doar sangue 02 horas após o almoço (obedecer o período da digestão); Alimentar-se normalmente com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão; Não ingerir alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvete, chocolate e etc.); Ingerir 02 copos de água antes da doação.

  • Cuidados após a doação

-Permanecer nas dependências da FHB por pelo menos 15 minutos;

-Não fumar nas 2 horas seguintes à doação;

-Beber grande quantidade de líquidos nas 12h seguintes à doação.

-Evitar ingerir bebida alcoólica nas próximas 12h seguintes à doação.

-Pressionar o local da punção para evitar hematomas;

-Interromper atividades de esforço físico nas próximas 12 horas seguintes;

-Não dirigir veículos pesados, coletivos ou motocicletas.

  • Quem não pode doar

-Portadores de doenças infecto-contagiosas (Sífilis, AIDS, Chagas, malária, hepatite B ou C);

-Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);

-Pessoas com múltiplos(as) parceiros(as) sexuais;

-Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;

-Usuários de drogas injetáveis;

-Mulheres: grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 03 meses.

  • Onde doar sangue

A Fundação Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 03, conjunto A, Bloco 03, próximo ao HRAN, no início da Asa Norte.

O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 18h. Telefone para informações: 160 ou (61) 3327-4424.

Liga da saúde - Lavar as mãos

Não vou nem começar esse tópico com a indignação que me seria pertinente, partindo do princípio que lavar as mãos é/deveria ser uma hábito de todos.


Vou praticar minha paciência e ser mais tolerante.


Vamos lembrar da importância de lavar as mãos! Principalmente, e já que é moda falar no assunto, nesses tempo de gripe suína...


  • Um pouco de história... (Da importância de lembrarmos os responsáveis por grandes descobertas)

Dr. Semmelweis foi a primeira pessoa que demonstrou, mais de 100 anos atrás, que lavar as mãos rotineiramente é importante para prevenir que doenças se espalhem.

Dr. Semmelweis trabalhou em um hospital em Viena, onde os pacientes da maternidade estavam morrendo em uma taxa tão alarmante que suplicavam para ser mandados para casa. A maioria dos que estavam morrendo foi tratada por estudantes de medicina que trabalhavam com cadáveres durante as aulas de anatomia antes de começar seus turnos na maternidade. Uma vez que os estudantes não lavavam suas mãos depois de manusear os cadáveres e então tocavam nos pacientes (lavar as mãos não era uma prática de higiene naquele tempo), eles regularmente transmitiam as bactérias patógenas dos cadáveres para as mães. O resultado foi uma taxa de mortes 5 vezes maior para as mães que faziam o parto no hospital comparadas com as que tinham o bebê em casa. Em uma experiência, considerada na melhor das hipóteses excêntrica por seus colegas, Dr. Semmelweis insistiu para que os estudantes lavassem as mãos antes de tratarem as mães na maternidade. Esse foi o começo do controle de infecções. Foi realmente uma revolução, não só nos padrões de procedimentos médicos, mas na saúde pública em geral, uma vez que hoje a importância de lavar as mãos na prevenção de doenças é reconhecida por todos. No ambiente hospitalar, lavar as mãos pode prevenir infecções potencialmente fatais de se espalharam de paciente para paciente, e dos pacientes para o profissional da saúde e vice-versa. Em casa, lavar as mãos pode prevenir que doenças infecciosas, como diarréia e hepatite A, passem de um membro da família para outro e, algumas vezes, para a comunidade.
A regra básica nos hospitais é lavar as mãos entre os contatos com pacientes. Em casa deve-se lavar as mãos antes de preparar a comida, depois de trocar fraldas, assim que chegar da rua e depois de usar o banheiro.

  • Lava uma mão, lava a outra (Arnaldo Antunes. Tocava no Castelo Rá-tim-bum!) Bom pra quem tem criança ou trabalha com elas!

http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs


Uma

Lava outra, lava uma

Lava outra, lava uma mão

Lava outra mão, lava uma mão

Lava outra mão

Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão), lava outra (mão)

Lava uma, lava outra (mão)

Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira

Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira

Água uma, água outra

Água uma (mão), água outra

Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira

Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

Lava uma mão, mão, mão, mão

Água uma mão, lava outra mão

Lava uma mão

Lava outra, lava uma

Eu quero pra você o melhor de mim!

"Eu te amo pelas tuas faltas,
pelo teu corpo marcado,
pelas tuas cicatrizes,
pelas tuas loucuras todas, minha vida.
Eu amo as tuas mãos,
mesmo que por causa delas eu não saiba o que fazer das minhas.
Amo teu jogo triste.
As tuas roupas sujas é aqui em casa que eu lavo.
Eu amo a tua alegria.
Mesmo fora de si, eu te amo pela tua essência.
Até pelo que você poderia ter sido, se a maré das circunstâncias não tivesse te banhado nas águas do equívoco.
Eu te amo nas horas infernais e na vida sem tempo, quando, sozinha, bordo mais uma toalha de fim de semana.
Eu te amo pelas crianças e futuras rugas.
Eu te amo pelas tuas ilusões perdidas e pelos teus sonhos inúteis.
Amo teu sistema de vida e morte.
Eu te amo pelo que se repete e que nunca é igual.
Eu te amo pelas tuas entradas, saídas e bandeiras.
Eu te amo desde os teus pés até o que te escapa.
Eu te amo de alma para alma.
E mais que as palavras, ainda que seja através delas que eu me defenda, quando digo que te amo mais que o silêncio dos momentos difíceis, quando o próprio amor vacila."

Liga da saúde - Tabagismo



Venho agora falar não sobre os efeitos nocivos do cigarro, isso todo mundo sabe.

Venho falar das vantagens de parar de fumar!

Se parar de fumar agora:

• após 20 minutos sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal

• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue

• após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

• após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor

• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora

• após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou

Precisa de mais motivos? Vamos lá!

  • Parar de fumar diminui drasticamente o risco de infarto, derrame, pressão alta, câncer, enfisema
  • Melhora a tolerância aos esforços
  • Melhora a auto-estima e a imagem entre parente, amigos, colegas
  • Acaba com o mal cheiro de cigarro no corpo, roupas, cabelos, hálito
  • Protege os filhos e a família dos efeitos nocivos da fumaça do cigarro
  • Recuperação do olfato e da percepção do sabor das coisas
  • Pára de gastar dinheiro com cigarro
  • Pára de incomodar os outros e ser segregado como fumante
  • Tem a sensação de bem estar e melhora da disposição

Que tal pensar no assunto? Já seria um começo...

Boa sorte!

Música pra ouvir

"Música é o sedativo mais eficaz para tranqüilizar o espírito estressado pelo massacre do cotidiano."

Diante disso, sugiro com urgência e demasiadamente http://umquetenha.blogspot.com/ .
"Música para ouvir no trabalho
Música para jogar baralho
Música para arrastar corrente
Música para subir serpente
Música para girar bambolê
Música para querer morrer
Música para escutar no campo
Música para baixar o santo
Música para ouvir Música para ouvir Música para ouvir
Música para compor o ambiente
Música para escovar o dente
Música para fazer chover
Música para ninar nenê
Música para tocar novela
Música de passarela
Música para vestir veludo
Música pra surdo-mudo
Música para estar distante
Música para estourar falante
Música para tocar no estádio
Música para escutar rádio
Música para ouvir no dentista
Música para dançar na pista
Música para cantar no chuveiro
Música para ganhar dinheiro
Música para ouvir Música para ouvir Música para ouvir
Música pra fazer sexo
Música para fazer sucesso
Música pra funeral
Música para pular carnaval
Música para esquecer de si
Música pra boi dormir
Música para tocar na parada
Música pra dar risada
Música para ouvir Música para ouvir Música para ouvir"

Liga da saúde - I

Sem querer desmerecer a gravidade da gripe suína, me espanta a importância dada a ela nos comentários diários, e tantos, que ouço por aí ou leio em jornais.
A mortalidade da gripe A (H1N1, gripe suínina) é a MESMA que a da gripe comum, eu disse a mesma!
Mas vocês sabiam que no Brasil, somente no Brasil, morrem 23 pessoas POR HORA por tabagismo?!?!
Eu quero dizer que a cada hora morrem 23 pessoas por tabagismo no Brasil!!!!!!!!!

Isso não sensibiliza ninguém???

Nem venho mencionar a falta de respeito com os outros, a chance de perdermos nossos parentes/amigos, o fato do fumante contaminar todo mundo sem o menor peso na consciência, o fato de crianças desenvolverem doenças respiratórias com pais fumantes ou o fato do fumante estar indo para o caminho de uma péssima qualidade de vida que depois todos que gostam dele vão sofrer junto.
Nem vim falar disso.
Vim falar que por dia morrem no Brasil 552 pessoas por tabagismo.
Está dado o recado.
Espero que tenha alguma repercussão.

Óh, "pra este mundo ficar bom é preciso fazer outro"! (Barão de Itacaré)

Universo paralelo

"Tenho visto intelectuais demais ultimamente. Me canso fácil dos preciosos intelectos que precisam cuspir diamantes toda vez que abrem a suas bocas. Eu canso de ficar batalhando por cada espaço de ar para o espírito. É por isso que afasto das pessoas por tanto tempo, e agora que estou encontrando as pessoas, descubro que preciso voltar pra minha caverna. Existem outras coisas além da mente: há insetos e palmeiras e trituradores de pimenta, e eu vou ter um triturador de pimenta na minha caverna, portanto riam."

Bukowski - Notas de um velho safado

A página do relâmpago elétrico

"To all those who love life enough to make the effort to live it to its fullest and healthiest potential".