terça-feira, 25 de agosto de 2009

Quinto passo: modere o consumo de álcool




O álcool é presença certa na vida social dos brasileiros. Por essa razão, é imprescindível destacar que o consumo excessivo está relacionado a várias doenças – entre elas o câncer. O uso moderado de bebidas alcoólicas é um passo importante para quem busca longevidade com qualidade.
  • Ação do Álcool

Os efeitos do álcool variam de acordo com a rapidez e a freqüência com que ele é ingerido, com a quantidade de alimentos consumidos durante a ingestão de bebidas alcoólicas, com o peso da pessoa, seu estado de espírito, entre outros aspectos. Contudo, por atingir rapidamente o sistema nervoso central, invariavelmente provoca:

» Diminuição da coordenação motora

» Redução dos reflexos

» Alterações de comportamento - que vão da desinibição à agressividade.

  • Absorção e Eliminação do Álcool

Uma parcela de álcool introduzida no organismo é absorvida pela mucosa da boca. A maioria, porém, é absorvida pelo estômago e pelo intestino delgado, e daí vai para circulação sangüínea. Aproximadamente 90% do álcool são absorvidos em 1 hora. Porém, o mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 a 8 horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%).

  • Álcool e Câncer

Estudos epidemiológicos já forneceram evidências definitivas sobre a ligação entre álcool e câncer. A maior pesquisa realizada detectou que o risco da doença cresce com o consumo de 3 doses por dia e alcança incremento de 60% quando o indivíduo bebe 6 ou mais doses por dia.
O tipo de bebida (cerveja, vinho, cachaça etc.) é indiferente, pois pesquisadores defendem que o etanol é o agente agressor. Vale ressaltar que o uso combinado de álcool e tabaco potencializa o risco.
As principais associações álcool-câncer estão ligadas aos seguintes cânceres: Boca, Faringe, Esôfago, Laringe.
Além de agente causal de cirrose hepática, em interação com outros fatores de risco - como, por exemplo, o vírus da hepatite B, o álcool está relacionado a 2-4% das mortes por câncer. Isso, porque está presente também na gênese dos cânceres de fígado, reto e, possivelmente, mama.

  • Moderação é o Caminho

O conselho para as pessoas que optarem por beber álcool é que o façam eventualmente. O limite máximo estabelecido é de dois drinques por dia para homens e um para mulheres. Mulheres grávidas, crianças e adolescentes não devem ingerir bebida alcóolica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário