segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nono passo: Faça o preventivo para o câncer do útero



  • Fatores de Risco para o Câncer de Colo de Útero

HPV - Praticamente todos os casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao HPV (Papilomavírus Humano), mais especificamente aos subtipos de alto risco. Mulheres portadoras desses subtipos têm até 10 vezes mais chance de ter câncer de colo de útero.


Hábitos - Fatores como o início precoce da atividade sexual, a multiplicidade de parceiros sexuais e a falta de higiene íntima adequada podem ampliar o risco de desenvolvimento da doença.

Outros - O tabagismo e o uso prolongado de contraceptivos orais são fatores também relacionados ao câncer de colo de útero.


  • Prevenção

Uma vez que o HPV está diretamente ligado ao câncer de colo de útero e sua transmissão se dá por via sexual, o uso do preservativo funciona como importante forma de prevenção. Mais uma vez, destaca-se que a utilização da camisinha é recomendada em qualquer tipo de relação.
Outra importante forma de prevenção, que estará disponível no Brasil em breve, é a vacina anti-HPV. Ela será destinada a mulheres de 9 a 26 anos que não entraram em contato com os subtipos de alto-risco do vírus. A expectativa é de que a vacina venha a evitar, no futuro, 70 % dos cânceres de colo uterino.


  • Detecção Precoce

Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve realizar anualmente o exame conhecido popularmente como Papanicolau.
Rápido e praticamente indolor, o Papanicolau deve ser feito anualmente. O intervalo entre os exames pode ser reduzido ou mesmo ampliado, de acordo com cada caso.
Para garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disso, o Papanicolau não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem fazer o exame, realizado de forma específica.
A detecção da doença em estágio inicial evita até 80% dos óbitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário