quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Liga da saúde - Lavar as mãos

Não vou nem começar esse tópico com a indignação que me seria pertinente, partindo do princípio que lavar as mãos é/deveria ser uma hábito de todos.


Vou praticar minha paciência e ser mais tolerante.


Vamos lembrar da importância de lavar as mãos! Principalmente, e já que é moda falar no assunto, nesses tempo de gripe suína...


  • Um pouco de história... (Da importância de lembrarmos os responsáveis por grandes descobertas)

Dr. Semmelweis foi a primeira pessoa que demonstrou, mais de 100 anos atrás, que lavar as mãos rotineiramente é importante para prevenir que doenças se espalhem.

Dr. Semmelweis trabalhou em um hospital em Viena, onde os pacientes da maternidade estavam morrendo em uma taxa tão alarmante que suplicavam para ser mandados para casa. A maioria dos que estavam morrendo foi tratada por estudantes de medicina que trabalhavam com cadáveres durante as aulas de anatomia antes de começar seus turnos na maternidade. Uma vez que os estudantes não lavavam suas mãos depois de manusear os cadáveres e então tocavam nos pacientes (lavar as mãos não era uma prática de higiene naquele tempo), eles regularmente transmitiam as bactérias patógenas dos cadáveres para as mães. O resultado foi uma taxa de mortes 5 vezes maior para as mães que faziam o parto no hospital comparadas com as que tinham o bebê em casa. Em uma experiência, considerada na melhor das hipóteses excêntrica por seus colegas, Dr. Semmelweis insistiu para que os estudantes lavassem as mãos antes de tratarem as mães na maternidade. Esse foi o começo do controle de infecções. Foi realmente uma revolução, não só nos padrões de procedimentos médicos, mas na saúde pública em geral, uma vez que hoje a importância de lavar as mãos na prevenção de doenças é reconhecida por todos. No ambiente hospitalar, lavar as mãos pode prevenir infecções potencialmente fatais de se espalharam de paciente para paciente, e dos pacientes para o profissional da saúde e vice-versa. Em casa, lavar as mãos pode prevenir que doenças infecciosas, como diarréia e hepatite A, passem de um membro da família para outro e, algumas vezes, para a comunidade.
A regra básica nos hospitais é lavar as mãos entre os contatos com pacientes. Em casa deve-se lavar as mãos antes de preparar a comida, depois de trocar fraldas, assim que chegar da rua e depois de usar o banheiro.

  • Lava uma mão, lava a outra (Arnaldo Antunes. Tocava no Castelo Rá-tim-bum!) Bom pra quem tem criança ou trabalha com elas!

http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs


Uma

Lava outra, lava uma

Lava outra, lava uma mão

Lava outra mão, lava uma mão

Lava outra mão

Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão), lava outra (mão)

Lava uma, lava outra (mão)

Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira

Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira

Água uma, água outra

Água uma (mão), água outra

Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira

Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

Lava uma mão, mão, mão, mão

Água uma mão, lava outra mão

Lava uma mão

Lava outra, lava uma

Nenhum comentário:

Postar um comentário