sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Oitavo passo: faça o preventivo para câncer de mama


Quando diagnosticado em estágio inicial, o Câncer de Mama tem até 100% de chances de cura. A realização de determinados exames nas faixas etárias indicadas ainda é o único caminho para combater o câncer que mais causa mortes no universo feminino.

  • Fatores de Risco para o Câncer de Mama

Histórico Familiar - Ter uma ou mais parentes de primeiro grau - mãe ou irmã - com diagnóstico de câncer de mama antes dos 50 anos incrementa em duas a três vezes as chances de desenvolver a doença.

Idade - Assim como vários outros tipos de câncer, o risco aumenta com a idade.

Aspectos Reprodutivos - Fatores como menstruação precoce, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e não possuir filhos também estão ligados ao aumento do risco para câncer de mama.

Álcool - A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, também é identificada como fator de risco. As chances de desenvolver a doença cresce de 40% a 70% com o consumo de dois drinques por dia.

Radiação - A exposição a níveis elevados de radiação, mesmo que na infância, pode aumentar o risco.

Outras Doenças da Mama - Histórico de biópsia com exame patológico positivo para algumas doenças proliferativas benignas pode aumentar as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

  • Detecção Precoce

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são: o exame clínico da mama e a mamografia. Os sintomas podem ser facilmente diagnosticados, pois são em sua maioria palpáveis - nódulos ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos nas axilas.

  • Auto-Exame das Mamas

O auto-exame das mamas não deve substituir o exame clínico realizado pelo profissional de saúde. Entretanto, o exame das mamas realizado pela própria mulher ajuda na detecção da doença. O Instituto Nacional do Câncer alerta que o auto-exame não pode ser tratado como estratégia isolada de detecção.

http://www.cettro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário