quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Terceiro passo: abandone o cigarro

Para a Organizacão Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma epidemia generalizada e como tal deve ser combatida. Atualmente, morrem no mundo 5,5 milhões de pessoas por ano em conseqüência das doenças que o tabaco provoca. Para se ter uma idéia da gravidade, o cigarro mata mais que a cocaína, o álcool, incêndios, suicídios e Aids juntos.
No caso do câncer, o tabagismo é a principal causa evitável de óbitos. O cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, sendo ainda fator de risco para outros oito tipos da doença: boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rins, bexiga e colo de útero. Mais de 30% dos diagnósticos de câncer estão ligados ao tabagismo e sequer aconteceriam se os pacientes não fumassem.
Vale ressaltar que as pessoas que não fumam mas estão expostas ao tabaco - os chamados fumantes passivos - inalam mais de 400 substâncias que prejudicam a saúde. Crianças que convivem com pais fumantes têm maior risco de infecções respiratórias, asma, otites e amigdalites.
  • Mulheres na Linha de Risco

A participação das mulheres no número de fumantes vem aumentando, sobretudo nas faixas etárias mais jovens. Enquanto os homens começam a fumar entre os 15 e 17 anos, as mulheres iniciam a partir dos 12 anos.
Os malefícios são muitos e entre eles podem ser destacados: o maior risco de infertilidade, câncer de colo de útero e menopausa precoce. A gestante que fuma apresenta mais complicações durante o parto e tem o dobro de chances de ter um filho com menor peso e altura. Se a mãe fuma depois que o bebê nasce, a criança recebe nicotina através do leite materno.

  • Avalie seu Grau de Dependência - Teste de Fagerstrom

Após responder as perguntas abaixo, some os pontos relacionados a cada resposta e classifique seu grau de dependência segundo a escala.

- Quanto tempo após acordar você fuma o 1º cigarro?

(....) Dentro de 5 minutos - 3 pontos

(....) Entre 6 e 30 minutos - 2 pontos

(....) Entre 31 e 60 minutos - 1 ponto

(....) Após mais de 60 min - nenhum ponto

- Você acha difícil não fumar em lugares públicos, como igrejas, cinemas, ônibus etc?

(....) Sim - 1 ponto

(....) Não - nenhum ponto

- Qual cigarro do dia traz mais satisfação?

(....) O primeiro - 1 ponto

(....) Outros - nenhum ponto

- Quantos cigarros você fuma por dia?

(....) Menos de 10 - nenhum ponto

(....) 11 a 20 - 1 ponto

(....) 21 a 30 - 2 pontos

(....) + de 30 - 3 pontos

- Você fuma mais freqüentemente pela manhã?

(....) Sim - 1 ponto

(....) Não - nenhum ponto

- Você fuma mesmo doente, quando fica de cama?

(....) Sim - 1 ponto

(....) Não - nenhum ponto

#0/2 Pontos = Muito Baixo

#3/4 Pontos = Baixo

#5 Pontos = Médio

#6/7 Pontos = Elevado

#8/10 Pontos = Muito Elevado

  • Declare Independência

Mais de 90% dos fumantes vivenciam uma situação de dependência física. Por isso, deixar de fumar exige força de vontade e, por vezes, apoio médico.
Vale a pena vencer os primeiros sintomas da abstinência, como ansiedade, dificuldade de concentração, irritação, dores de cabeça e a intensa vontade de fumar. Em 2 semanas, os sintomas diminuem e até desaparecem.
A prática de esportes, a alimentação adequada e o não consumo de bebidas alcoólicas colaboram para o processo de independência da nicotina.

http://www.cettro.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário