segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Quarto passo: o sol na medida certa


Tomar sol nos horários corretos faz muito bem à saúde. A luz solar é indispensável, pois ao se expor a ela o organismo absorve vitamina D, responsável pelo combate a diversas doenças, especialmente a osteoporose. Além disso, o sol atua na prevenção de alguns tipos de câncer, tais como: mama, ovário, colo do útero e próstata.
O calor do sol favorece ainda a dilatação dos vasos sanguíneos, proporcionando a eliminação de substâncias tóxicas. Estimulador do sistema imunológico aumenta a quantidade de glóbulos brancos e multiplica a eficiência dos linfócitos T, que são os principais elementos do corpo para a defesa contra infecções. Porém, a exposição excessiva e/ou prolongada da pele à radiação ultravioleta (UV) conduz a inúmeros problemas, entre eles: o envelhecimento precoce e o câncer.
O câncer de pele é o que mais cresce no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a incidência no Brasil aumenta cerca de 20% a cada ano. Há três formas de câncer de pele. As duas mais comuns são o Carcinoma Basocelular e o Espinocelular, que juntos correspondem a 90% dos casos. O Melanoma Maligno, a terceira e mais agressiva das formas, pode disseminar-se pelo corpo, comprometendo rapidamente a vida.

  • Auto-Exame da Pele

O câncer de pele, quando detectado precocemente, tem até 100% de chance de cura. É importante verificar periodicamente alterações na pele. Os dermatologistas destacam que é necessáiro ficar atento quando um sinal ou mancha apresentam variações em um dos critérios da regra chamada "ABCD":

» Assimetria: Ao traçar uma reta no meio do sinal, ou pinta benigna, as metades serão praticamente iguais, na maligna, não.

» Bordas: Lesões benignas apresentam formato regular, bem definidas. As malignos, ao contrário, são irregulares, com reentrancias e entalhes.

» Cor: As lesões benignas normalmente apresentam uma coloração marrom uniforme. As malignas mostram variadas tonalidades de marrom ou preto e, as vezes, tons avermelhados ou azulados.

» Dimensão: Uma lesão maligna normalmente é maior que a ponta não-escrevente de um lápis.

  • Dicas para a Correta Exposição ao Sol

» Evite a exposição solar entre 10h e 16h.

» Utilize sempre filtro solar (proteção 15). Aplique-o 30 minutos antes da exposição, realizando novas aplicações a cada 2 horas ao sol ou após banhos de mar ou piscina.

» Não confie nas barracas de praia de nylon, 95% dos raios UV ultrapassam o material. Opte por barracas de algodão, palha ou lona.

» Proteja sempre o rosto com um chapéu ou boné.

» Use sempre óculos de procedência segura e a dequada proteção contra os raios UV.

  • Atenção às Crianças

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que 85% das manchas e rugas de um adulto resultam da exposição ao sol ainda na infância e na adolescência. Assim, os pais devem tomar as seguintes precauções:

» Aplique filtro solar (Fator Mínimo de Proteção 15) nas crianças a cada duas horas e após os banhos de mar ou piscina.

» Oriente as crianças para o uso de protetores físicos, tais como: chapéu e camiseta, especialmente entre 10h e 16h.

» Leve barraca de proteção para a praia, garantindo assim que as crianças tenham um local coberto para brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário