quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Segundo passo: adote uma atividade física regular



Há algumas décadas, exercitar-se com regularidade era tarefa de atletas. Com a chegada dos anos 80, ocorreu o boom das academias de ginástica, cujo enfoque principal era a potencialização da beleza e da auto-estima. No século XXI, praticar uma atividade física regular é opção de quem está atento à sua saúde, pois pesquisas atestam a ligação entre sedentarismo e diversas doenças – inclusive o câncer.




  • Câncer x Atividade Física: O Que Mostram as Pesquisas


Vários estudos apontam relação entre atividade física regular e diminuição do risco de câncer colo-retal, de mama, de próstata e de pulmão. Embora este seja um campo que demande investigações aprofundadas e complementares, é inquestionável a associação da prática esportiva ao reforço do sistema imunológico. Confira, a seguir, dois tipos de câncer para os quais a atividade física atua de maneira preventiva.
-Câncer Colo-Retal: De acordo com o Inca, o câncer colo-retal é o 5º tumor maligno mais freqüente entre homens e 4º entre as mulheres. O sedentarismo é um dos fatores do risco para a doença, juntamente com: idade acima de 50 anos; história familiar de câncer de cólon e reto; história pessoal pregressa de câncer de ovário, endométrio ou mama; dieta com alto conteúdo de gordura, carne e baixo teor de cálcio; e obesidade. Um estudo recente mostrou que homens que praticam exercícios vigorosos diariamente apresentaram uma redução de 50% no risco de câncer de intestino. Entre as hipóteses que explicam esse fato está a de que o exercício físico estimula a função intestinal, fazendo com que haja eliminação de toxinas cancerígenas, impedindo assim que as mesmas entrem em contato com a parede intestinal.
-Câncer de Mama: Um estudo realizado com 100 mil mulheres francesas, recém-divulgado pelo Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), revelou que a prática regular de um esporte previne o câncer de mama nas mulheres. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença. Em mulheres que afirmaram praticar atividade física intensa por cinco horas ou mais por semana, a diminuição do risco de câncer de mama foi da ordem de 38%. Segundo o Inserm, o squash, as artes marciais, a corrida, a natação, o tênis e o ciclismo são, nessa ordem, as atividades nas quais se gasta mais energia. Mas, até mesmo quem faz trabalhos domésticos pode ser beneficiado. Segundo os pesquisadores, mulheres que dedicam 14 horas ou mais por semana aos trabalhos do lar apresentaram uma diminuição de cerca de 18% em relação àquelas que não fazem tal atividade.





  • Orientações Básicas para uma Vida Ativa


» Faça uma avaliação médica antes de iniciar uma atividade física.



» Escolha uma atividade que lhe seja prazerosa - isso facilita a adesão à prática regular - e indicada para sua condição física.



» Pratique atividade física sob orientação profissional. Posturas inadequadas podem ocasionar lesões.



» Pratique ao menos 30 minutos de atividade física moderada, 5 vezes por semana.



» Para reduzir o risco de câncer de mama e colo-retal, opte por 45 minutos de atividade física - de moderada a intensa, 5 vezes por semana.


» Na impossibilidade de freqüentar academias ou clubes esportivos, vale lançar mão de atividades de rotina, tais como: subida e descida de escadas, passeio com o cachorro, jardinagem, lavagem de carro, caminhada em ritmo ligeiro, dança, pedalada ou natação. Contudo, para que os benefícios sejam obtidos, os quesitos duração e freqüência devem ser respeitados.


» Para os atletas de fim-de-semana, pessoas que praticam atividades apenas aos sábados e domingos, um alerta: a prática é prejudicial, pois não apresenta um ritmo adequado e coloca em risco a saúde.



  • Principais Benefícios da Prática de Atividade Física Regular

» Reforço do sistema imunológico.


» Condicionamento cardio-respiratório.


» Combate ao excesso de peso - um dos grandes fatores de risco para diferentes tipos de câncer.


» Melhoria da postura, do tônus muscular e da flexibilidade.


» Potencialização da auto-estima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário