segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Liga da saúde - 12 passos para uma vida sem câncer


Esqueça aquilo que você ouviu sobre câncer, pois o status da doença está mudando. Antes visto como uma única patologia, é reconhecido como um grupo de doenças, que podem caracterizar-se como previnível, curável, crônica e, em alguns casos, fatal. Concebe-se que, em alguns anos, o câncer poderá acompanhar o indivíduo por um longo período, desde que precocemente detectado e adequadamente assistido, assim como a hipertensão e o diabetes. Tal mudança é resultado de inúmeros fatores, especialmente da evolução tecnológica - novas abordagens terapêuticas e medicações cada vez mais avançadas.
Contudo, é importante saber que cresce o número de casos da doença em todo o mundo. Isso, porque o câncer é multifatorial e está associado ao estilo de vida, que cada vez mais compromete o bem-estar e a longevidade. A civilização moderna adota uma dieta inadequada, é sedentária e ainda consome tabaco em larga escala. Em recente estudo divulgado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que a mudança de tais hábitos poderá evitar 40% dos casos de câncer.
A cada ano, quase 500 mil novos casos da doença são diagnosticados no País, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para modificar a realidade futura, é necessário unir esforços na disseminação de hábitos preventivos e de detecção precoce.
Informação é Remédio contra o Câncer!
  1. Adote uma alimentação saudável
  2. Adote uma atividade física regular
  3. Abandone o cigarro
  4. O sol na medida certa
  5. Modere o consumo de álcool
  6. Proteja-se do HPV
  7. Faça o preventivo para câncer de próstata
  8. Faça o preventivo para câncer de mama
  9. Faça o preventivo para o câncer do útero
  10. Faça o preventivo para o câncer do intestino
  11. Faça o proventivo para câncer de boca
  12. Seja proativo

Um comentário: